Profª Nahya Paola

Ache aqui materiais didáticos, informações e outros caminhos para entender, aprender e amar a Biologia!

Comunique-se:
aprendendoabiologar@gmail.com








Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Glossário


Olá queridos!

Que tal fazermos um glossário das palavras mais importantes do nosso conteúdo antes da AV2?

Eu coloco as palavras aqui e vocês colocam o significado nos comentários, e eu vou atualizando o post com as informações de vocês...

É uma excelente forma de estudarmos para a avaliação!

ps: só coloquem o significado de uma palavra por comentário!!

LIXÃO
Parece o método mais fácil de se livrar do lixo jogando-o em um grande terreno. Atrai seres vivos que podem trazer microrganismos patogênicos. Tem mau cheiro por conta dos restos de comida que sofreram decomposição sob a ação de microrganismos. Quando chove, a mistura da água com esse material denomina-se chorume. São considerados inadequados por trazer prejuízos a vida e ao meio ambiente. E o chorume infiltra no solo e pode contaminar qualquer lençol subterrâneo de água, se tiver algum poço por perto contaminará quem utilizar a água.

ATERRO SANITÁRIO
Grande terreno onde o lixo despejado é compactado e coberto com terra. O solo do aterro sanitário é coberto com um material impermeabilizante, para que o chorume não se infiltre no solo e na agua. Não há mal cheiro e evita a proliferação de ratos, baratas e moscas. Há tubos que levam o chorume a uma estação de tratamento. Um dos gases produzidos nesse processo é o METANO, que é liberado e queimado.

SANEAMENTO BÁSICO
Conjunto de medidas que permitem eliminar os resíduos produzidos diariamente (lixo,esgoto,etc) de forma que não prejudiquem nossas condições de vida. Resume-se em fazer o necessário para que não se propaguem doenças.

INCINERAÇÃO
Processo de queimar o lixo até reduzi-lo em cinzas. As cinzas vão para o aterro sanitário. Não ocupa muito espaço. É mais caro que o processo de enterrar o lixo e encarece por conta de sair pela chaminé gases tóxicos e um pouco e cinzas, sendo precisa a utilização de filtros adequados na chaminé.

COLETA SELETIVA
O lixo descartado deve ser separado em papel, metal, vidro, plástico e resíduos alimentares. Isso facilita que o processo de tratamento seja para eliminação ou reciclagem.

DESCARTE DE LIXO
O lixo deve ser descartado para evitar mau cheiro e contaminação. Pode ser descartado em lixões, aterros sanitários e através da incineração. Os processos de reciclagem e compostagem permitem o reaproveitamento do lixo trazendo benefícios econômicos e para o meio ambiente.

LIXO CONTAMINANTE
Lixo prejudicial à saúde, se, em contato com o ser humano. Exs.: Lixo hospitalar, gases tóxicos decorrentes da incineração do lixo industrial.

LIXO DOMICILIAR
É o lixo que produzimos diariamente. Pode ser de diversos tipos: plástico, metal, papel, vidro, resíduos alimentares. Devem ser separados nesses tipos para eficiência na hora de tratá-los.

MATERIAL ORGÂNICO
Todo material que provém de um ser vivo, animal ou vegetal, que não passou por transformação.

MATERIAL INORGÂNICO
Todo material não vivo ou mineral (plástico,metal,vidro) ou vivo que passou por transformações (papel).

POLÍTICA DOS 3 R'S
Acima de tudo, é o caminho para a sustentabilidade. Reduzir, garante menor quantidade de lixo. Reutilizar, usar um produto com outros fins, ajudando a reduzir o lixo. Reciclar, última opção antes de descartar o lixo.

Beijinhos!

15 comentários:

  1. Lixão- Parece o método mais fácil de se livrar do lixo jogando-o em um grande terreno. Atrai seres vivos que podem trazer microrganismos patogênicos. Tem mau cheiro por conta dos restos de comida que sofreram decomposição sob a ação de microrganismos. Quando chove, a mistura da água com esse material denomina-se chorume. São considerados inadequados por trazer prejuízos a vida e ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o chorume infiltra no solo e pode contaminar qualquer lençol subterrâneo de água, se tiver algum poço por perto contaminará quem utilizar a água

      Excluir
  2. aterro sanitário: grande terreno onde o lixo despejado é compactado e coberto com terra. O solo do aterro sanitário é coberto com um material impermeabilizante, para que o chorume não se infiltre no solo e na agua. Não há mal cheiro e evita a proliferação de ratos, baratas e moscas. Há tubos que levam o chorume a uma estação de tratamento. Um dos gases produzidos nesse processo é o METANO, que é liberado e queimado.

    ResponderExcluir
  3. Saneamento básico- conjunto de medidas que permitem eliminar os resíduos produzidos diariamente (lixo,esgoto,etc) de forma que não prejudiquem nossas condições de vida. Resume-se em fazer o necessário para que não se propaguem doenças.

    ResponderExcluir
  4. Incineração- Processo de queimar o lixo até reduzi-lo em cinzas. As cinzas vão para o aterro sanitário. Não ocupa muito espaço. É mais caro que o processo de enterrar o lixo e encarece por conta de sair pela chaminé gases tóxicos e um pouco e cinzas, sendo precisa a utilização de filtros adequados na chaminé.

    ResponderExcluir
  5. Coleta Seletiva- O lixo descartado deve ser separado em papel, metal, vidro, plástico e resíduos alimentares. Isso facilita que o processo de tratamento seja para eliminação ou reciclagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliminação,compostagem ou reciclagem ***

      Excluir
  6. Descarte de lixo- O lixo deve ser descartado para evitar mau cheiro e contaminação. Pode ser descartado em lixões, aterros sanitários e através da incineração. Os processos de reciclagem e compostagem permitem o reaproveitamento do lixo trazendo benefícios econômicos e para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Lixo contaminante- Lixo prejudicial à saúde, se, em contato com o ser humano. Exs.: Lixo hospitalar, gases tóxicos decorrentes da incineração do lixo industrial.

    ResponderExcluir
  8. Lixo domiciliar- É o lixo que produzimos diariamente. Pode ser de diversos tipos: plástico, metal, papel, vidro, resíduos alimentares. Devem ser separados nesses tipos para eficiência na hora de tratá-los.

    ResponderExcluir
  9. Material orgânico- Todo material que provém de um ser vivo, animal ou vegetal, que não passou por transformação.

    ResponderExcluir
  10. Material inorgânico- Todo material não vivo ou mineral (plástico,metal,vidro) ou vivo que passou por transformações (papel).

    ResponderExcluir
  11. Política dos 3R's- Acima de tudo, é o caminho para a sustentabilidade. Reduzir, garante menor quantidade de lixo. Reutilizar, usar um produto com outros fins, ajudando a reduzir o lixo. Reciclar, última opção antes de descartar o lixo.

    ResponderExcluir
  12. Reciclagem - é um processo onde os materiais inôrganicos são descartados como lixo e são utilizados para fazer novos objetos. Ao reciclarmos poupamos dinheiro, economizamos energia, conservamos recursos naturais e diminuímos a quantidade de lixo.

    ResponderExcluir
  13. Compostagem - a compostagem é realizada nas usinas de compostagem do lixo. Restos de comida, folhas (materiais orgânicos) São decompostos a partir dos microrganismos, depois de um tempo, todo esse lixo se transforma em um material composto que atua como adubo. Na decomposicão é liberado uma pequena quantidade de um gás, o gás metano. Ele é combustível, ou seja, pega fogo. Com isso as usinas de compostagem queimam esse gás continuamente. Em fazendas que também são realizadas a compostagem esse gás é jogado em um tanque denominado biodigestor, que transforma o metano em biogás.

    ResponderExcluir